Voo - US Air 1016
Companhia - US Air
Aeronave - McDonnell Douglas DC-9-31 (N954VJ)
Local - Charlotte, Carolina do Norte, USA
Rota - Columbia, Carolina do Sul-Charlotte, Carolina do Norte, USA
Vítimas - 37(37 passageiros, sobreviveram 5 tripulantes e 15 passageiros)
O voo USAir 1016 era uma rota regular entre Columbia, Carolina do Sul e Charlotte, Carolina do Norte. Num sábado, 2 de julho de 1994, um aparelho, McDonnell Douglas DC-9 registado N954VJ, partiu do Aeroporto Metropolitano de Columbia às 18:15 EST para um voo de 35 minutos para o Aeroporto Internacional de Charlotte/Douglas. A bordo seguiam 52 passageiros (incluindo duas crianças), três comissários de bordo e dois pilotos. O voo decorreu sem problemas até a abordagem em Charlotte, onde várias tempestades pesadas estavam nas proximidades do aeroporto. O voo foi autorizado pela torre de controlo a pousar na pista 18R. O avião, pilotado pelo primeiro oficial, aproximou-se da pista em condições de chuva muito forte. O controlador da torre emitiu um alerta de windshear (cisalhamento de vento) para todas as naves nas proximidades, mas foi numa frequência de rádio diferente do voo 1016.
Cerca de um minuto depois, o voo 1016 estava na aproximação final, o comandante apercebendo que eles estavam numa situação séria, deu instruções ao primeiro oficial para contornar a tempestade e levar à volta. Ele informou pelo rádio, a torre de controle das intenção de abortar a aterragem e dar a volta. O avião se esforçou para subir, devido às condições climáticas severas, e imediatamente desviou para a direita e começou a descer rapidamente. A tripulação tentou desesperadamente controlar o avião, mas foi em vão.
Às 18:42 EST, o DC-9 tocou no solo num campo dentro do perímetro do aeroporto, cerca de 0,80 km a partir do limite da pista 18R. Em seguida, colidiu com a cerca do aeroporto e impactou em várias árvores, quebrando enquanto deslizava por uma rua residencial que estava no perímetro do aeroporto. O avião se partiu em quatro seções principais, a da frente com 12 metro, incluindo o cockpit e a secção da cabine de passageiros de primeira classe, ficou no meio de Wallace Neel Road. A seção traseira da fuselagem, incluindo a cauda e os motores montados traseiros, ficou na garagem de uma casa.
Dos 52 passageiros a bordo, 14 sofreram ferimentos graves, um teve ferimentos leves, e 37 morreram devido à violenta queda e/ou incêndio. Dos cinco membros da tripulação, ambos os pilotos sofreram ferimentos leves, dois comissários de bordo ficaram gravemente feridas, e outro comissário de bordo sofreu ferimentos leves. Não existiram vítima no chão.
Depois de uma longa investigação do NTSB, a conclusão foi de que um "microburst" tinha sido gerado pela tempestade que estava sobre o aeroporto no momento do acidente. As conclusões foram que os fatores que levaram ao acidente incluiu:
- A decisão da tripulação de voo em continuar a aproximação durante uma tempestade severa.
- O fracasso da tripulação de voo em reconhecer o fenómeno windshear - cisalhamento do vento rapidamente (agravada por um erro no software de alerta cisalhamento do vento)
- O fracasso da tripulação de voo em estabelecer um controle adequado à potência do motor, que os poderia tirar da situação criada pelo cisalhamento do vento.
- A falta de informações sobre as condições meteorológicas cedidas pelo controle de tráfego aéreo para a tripulação do voo 1016.
Cerca de um minuto depois, o voo 1016 estava na aproximação final, o comandante apercebendo que eles estavam numa situação séria, deu instruções ao primeiro oficial para contornar a tempestade e levar à volta. Ele informou pelo rádio, a torre de controle das intenção de abortar a aterragem e dar a volta. O avião se esforçou para subir, devido às condições climáticas severas, e imediatamente desviou para a direita e começou a descer rapidamente. A tripulação tentou desesperadamente controlar o avião, mas foi em vão.
Às 18:42 EST, o DC-9 tocou no solo num campo dentro do perímetro do aeroporto, cerca de 0,80 km a partir do limite da pista 18R. Em seguida, colidiu com a cerca do aeroporto e impactou em várias árvores, quebrando enquanto deslizava por uma rua residencial que estava no perímetro do aeroporto. O avião se partiu em quatro seções principais, a da frente com 12 metro, incluindo o cockpit e a secção da cabine de passageiros de primeira classe, ficou no meio de Wallace Neel Road. A seção traseira da fuselagem, incluindo a cauda e os motores montados traseiros, ficou na garagem de uma casa.
Dos 52 passageiros a bordo, 14 sofreram ferimentos graves, um teve ferimentos leves, e 37 morreram devido à violenta queda e/ou incêndio. Dos cinco membros da tripulação, ambos os pilotos sofreram ferimentos leves, dois comissários de bordo ficaram gravemente feridas, e outro comissário de bordo sofreu ferimentos leves. Não existiram vítima no chão.
Depois de uma longa investigação do NTSB, a conclusão foi de que um "microburst" tinha sido gerado pela tempestade que estava sobre o aeroporto no momento do acidente. As conclusões foram que os fatores que levaram ao acidente incluiu:
- A decisão da tripulação de voo em continuar a aproximação durante uma tempestade severa.
- O fracasso da tripulação de voo em reconhecer o fenómeno windshear - cisalhamento do vento rapidamente (agravada por um erro no software de alerta cisalhamento do vento)
- O fracasso da tripulação de voo em estabelecer um controle adequado à potência do motor, que os poderia tirar da situação criada pelo cisalhamento do vento.
- A falta de informações sobre as condições meteorológicas cedidas pelo controle de tráfego aéreo para a tripulação do voo 1016.
informação Wikipédia
informação Aviation Safety
imagens Airliners
foto Ozell Stephens Jr, Airliners
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