Swissair 111 - St. Margarets Bay - Setembro 1998

Data - 02/09/1998
Voo - Swissair 111
Companhia - Swissair, partilhando o código com Delta Airlines
Aeronave - McDonnell Douglas MD-11 (HB-IWF Vaud)
Local - Oceano Atlántico, próximo de St. Margarets Bay, Nova Escócia (Canadá)
Rota - Aeroporto JFK, Nova York, USA-Genebra, Suiça
Vítimas - 229 (215 passageiros e 14 tripulantes)


O voo 111 da Swissair (SR-111, SWR-111) foi um voo programado entre o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, EUA, e do Aeroporto Internacional de Genebra, na Suíça, que sofreu um acidente no dia 2 de setembro de 1998. O vôo foi operado por um McDonnell Douglas MD-11 (HB-IWF) da Swissair, partilhando o código com a companhia norte-americana Delta Air Lines.
A 2 de setembro de 1998, a aeronave utilizada para o voo caiu no Oceano Atlântico a sudoeste do Aeroporto Internacional de Halifax, na entrada de St. Margarets Bay (Nova Escócia, Canadá). O local do acidente foi a 8 km da costa, apenas equidistante entre as pequenas comunidade pesqueira e turística de Peggys Cove e Bayswater. Todas as 229 pessoas a bordo morreram.
A aeronave descolou pelas 20:15, sem problemas, do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, com destino à cidade suíça de Genebra. A decolagem foi suave, e chegou aos 10.000 metros de altitude (33.000 pés), enquanto se dirigia para a costa da Nova Escócia (Canadá), momento em que, o primeiro oficial cheiro de fumaça na cabine (era 21:10). A tripulação pensou se tratar do ar condicionado e desligou-o. Os passageiros não perceberam o odor. A equipe voltou a sentir o cheiro e decidiu pousar em Halifax. Relatou um Pan-pan, um código que significa uma situação de emergência, mas com menor gravidade do que um "Mayday". Naquele momento, o avião estava muito alto e muito próximo do aeroporto. Para fazer o derrame de combustível voou para a St. Margarets Bay. Quinze minutos depois do alerta de Pan-pan, de repente, todos os instrumentos, as caixas-pretas e eletricidade desligaram-se. Atrás dos pilotos surgiu fogo, e o comandante tentou lutar contra ele, mas morreu. O primeiro oficial ainda estava vivo, mas não podia fazer nada no avião que caiu em voo picado, até que finalmente bateu no Atlântico. Todas as 229 pessoas a bordo morreram, deixando o MD-11 totalmente destruído.
O que causou o fumo foi imediatamente descoberto, um incêndio no avião. A investigação envolveu a Polícia Montada canadense, e Swissair Boeing, entre outros. Descobriu-se que o fogo começou com um cabo defeituoso, que servia para os televisores individuais para o uso da televisão na primeira classe. A Swissair retirou imediatamente estes sistemas da sua frota. O cabo causou as faíscas, mas ainda faltava descobrir o que foi que o provocou. Como causa, os fios estavam cobertos por um material inflamável e esta a fonte de ignição. O fogo progrediu e foi cortar toda a energia elétrica do avião, incluindo as caixas-pretas. No final, nada funcionou e o voo 111 caiu no oceano. Uma vez recuperados os cadáveres, foi realizada a sua identificação, através de análise de ADN. Foi utilizado um programa de computador chamado Programa de Análise de Parentesco em Desastres Maciços, que poderiam integrar todos os dados de DNA (das vítimas e suas famílias) e sendo confiável a alcançar as identificações correspondentes.



Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety
Imagens Airliners

Foto M.Oertle, Airliners

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