Voo - Pan Am 759
Companhia - Pan Am
Aeronave - Boeing 727-235 (N4737 Clipper Defiance)
Local - Kenner, Nova Orleans, Louisiana, USA
Rota - Miami-Nova Orleans(escala)-Las Vegas(escala)-San Diego, USA
Vítimas - 153 (138 passageiros, 7 tripulantes e 8 vítimas no chão)
O voo Pan Am 759, operado por um Boeing 727-235, matricula N4737 e baptizado de Clipper Defiance, era um voo de passageiros regulares a partir de Miami para San Diego, com escalas em Nova Orleans e Las Vegas. A 09 de julho de 1982, o avião que fazia essa rota foi forçado a descer por cisalhamento do vento, devido a um microburst e caiu no subúrbio de Kenner, New Orleans. Todas as 145 pessoas a bordo, bem como oito no chão, morreram. Foi o maior acidente mortal de 1982.
A aeronave, um Boeing 727-200, número de construção 19457/518, construída em 1967, foi entregue a National Airlines a 31 de janeiro de 1968. O nome do avião era 37 Susan/Erica e foi registado como N4737, e permaneceu parte da frota da National até a fusão com a Pan Am, onde foi rebatizado como Clipper Defiance. Na tarde do dia do acidente, a aeronave levava 138, juntamente com uma tripulação de sete pessoas.
O voo 759 começou sua decolagem da pista 10 do Aeroporto Internacional de New Orleans (agora renomeado Louis Armstrong International), em Kenner, Louisiana às 16:07:57, horário de verão central. No momento da decolagem do vôo 759, houve tempestades sobre a extremidade leste do aeroporto. Os ventos eram tempestuosos e rodopiantes. O voo 759 decolou da pista, subiu a uma altitude entre 26 e 46 metros, e depois começou a perder altitude. Cerca de 724 metros apóso final da pista, a aeronave atingiu uma linha de árvores, a uma altitude de cerca de 15 metros. O avião continuou perdendo altitude por mais 680 metros, batendo em árvores e casas antes de cair na área residencial de Kenner, Louisiana, a cerca de 1499 metros do final da pista.
A aeronave foi destruída durante o impacto, com uma explosão seguida de incêndio. Um total de 153 pessoas foram mortas (todos os 145 passageiros e tripulantes a bordo e oito no chão). Outras quatro pessoas no solo sofreram ferimentos. Em uma das casas destruídas, um bebê foi descoberto num berço coberto com detritos que o protegeram das chamas. Seis casas foram destruídas e outras cinco foram danificadas substancialmente.
O National Transportation Safety Board (NTSB) determinou que a causa provável do acidente foi o encontro da aeronave com um cisalhamento do vento "microburst" induzido durante a descolagem, que impôs uma corrente descendente e vento frontal decrescente. Os efeitos causado pelos microburst fizeram com que o piloto tivesse dificuldade em reconhecer e reagir à subida perda de altitude da aeronave, e não conseguiram interromper o movimento antes do seu impacto com árvores. Contribuindo para o acidente foi a capacidade limitada de tecnologia de detecção de cisalhamento do vento. Este acidente, junto com a queda similar de Delta Air Lines 191, três anos depois, levou ao desenvolvimento de detecção de cisalhamento do vento e sistemas de alerta, instalados até 1993 nos aeroportos norte-americanos.
A aeronave, um Boeing 727-200, número de construção 19457/518, construída em 1967, foi entregue a National Airlines a 31 de janeiro de 1968. O nome do avião era 37 Susan/Erica e foi registado como N4737, e permaneceu parte da frota da National até a fusão com a Pan Am, onde foi rebatizado como Clipper Defiance. Na tarde do dia do acidente, a aeronave levava 138, juntamente com uma tripulação de sete pessoas.
O voo 759 começou sua decolagem da pista 10 do Aeroporto Internacional de New Orleans (agora renomeado Louis Armstrong International), em Kenner, Louisiana às 16:07:57, horário de verão central. No momento da decolagem do vôo 759, houve tempestades sobre a extremidade leste do aeroporto. Os ventos eram tempestuosos e rodopiantes. O voo 759 decolou da pista, subiu a uma altitude entre 26 e 46 metros, e depois começou a perder altitude. Cerca de 724 metros apóso final da pista, a aeronave atingiu uma linha de árvores, a uma altitude de cerca de 15 metros. O avião continuou perdendo altitude por mais 680 metros, batendo em árvores e casas antes de cair na área residencial de Kenner, Louisiana, a cerca de 1499 metros do final da pista.
A aeronave foi destruída durante o impacto, com uma explosão seguida de incêndio. Um total de 153 pessoas foram mortas (todos os 145 passageiros e tripulantes a bordo e oito no chão). Outras quatro pessoas no solo sofreram ferimentos. Em uma das casas destruídas, um bebê foi descoberto num berço coberto com detritos que o protegeram das chamas. Seis casas foram destruídas e outras cinco foram danificadas substancialmente.
O National Transportation Safety Board (NTSB) determinou que a causa provável do acidente foi o encontro da aeronave com um cisalhamento do vento "microburst" induzido durante a descolagem, que impôs uma corrente descendente e vento frontal decrescente. Os efeitos causado pelos microburst fizeram com que o piloto tivesse dificuldade em reconhecer e reagir à subida perda de altitude da aeronave, e não conseguiram interromper o movimento antes do seu impacto com árvores. Contribuindo para o acidente foi a capacidade limitada de tecnologia de detecção de cisalhamento do vento. Este acidente, junto com a queda similar de Delta Air Lines 191, três anos depois, levou ao desenvolvimento de detecção de cisalhamento do vento e sistemas de alerta, instalados até 1993 nos aeroportos norte-americanos.
VIDEO REPORTAGEM NO LOCAL
informação Wikipédia
informação Aviation Safety
imagens Airliners
Foto Howard Chaloner , Airliners
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