Local - Überlingen, Alemanha, nas margens do Lago Constança
Voo 1 - Bashkirian Airlines 2937
Companhia - Bashkirian Airlines
Aeronave - Tupolev Tu-154 M (RA-85816)
Rota - Domodedovo Int'l Airport, Moscovo, Russia - Barcelona, Espanha
Vítimas - 69 (60 passageiros e 9 tripulantes)
Voo 2 - DHL 611
Companhia - DHL
Aeronave - Boeing 757-23A PF (A9C-DHL)
Rota - Orio al Serio Airport, Bergamo, Itália - Bruxelas, Bélgica
Vítimas - 2 (2 tripulantes)
A colisão aérea de Überlingen ocorreu às 23:35 UTC de 1 de Julho de 2002, na zona fronteiriça alemã-suiça, entre o voo 2937 da Bashkirian Airlines (um avião de passageiros Tupolev Tu-154M com capacidade para 60 passageiros - a maioria crianças - e nove tripulantes) e o voo da DHL 611 (um Boeing 757-23APF de carga tripulado por dois pilotos) sobre as cidades de Überlingen e Owingen, no sul da Alemanha. Todas as 71 pessoas a bordo das aeronaves morreram.
Ambos os aviões envolvidos fizeram descidas devido a avisos de colisão de várias fontes: o avião Bashkirian Airlines tinha uma ordem enviada pelo controlador de solo para descer de seu nível de vôo FL360 (11.000 metros) para FL350 (10.000 metros aproximadamente),o mesmo acontencendo ao DHL cujo sitema TCAS mandou fazer a descida para o mesmo patamar.
O impacto das aeronaves era perpendicular, sendo o Tupolev mais danificado, porque o impacto da cauda do Boeing 757 acertou na parte central do avião russo, explodindo no ar quase imediatamente, com as peças do avião a cairem várias centenas de metros a partir do ponto de colisão. Por sua vez, o Boeing 757 foi menos danificado e pode permanecer no ar durante dois minutos, até cair. De acordo com as gravações do cockpit recuperadas a partir do avião da Bashkirian, apenas notaram a presença do avião de carga 8 segundos antes da colisão, evitando uma colisão total entre os dois aviões, mas não havia tempo suficiente para mudar a altitude necessária para alterar a rota eficazmente.
As causas do acidente, de acordo com a pesquisa alemã, centraram em dois aspectos críticos que influenciaram a colisão: A tripulação russa ignorou o sistema TCAS - sistema anti-colisão, que pedia que ascendesse o aparelho, e sobrevalorizaram a ordem do controlador aéreo que pedia uma descida de altitude. As ordens recebidas pelos pilotos russos naquele momento eram contraditórias. O controlador aéreo teve uma sobrecarga de trabalho, já que ele controlava dois radares, enquanto um colega fez uma pausa. Para piorar a situação o estava controlando um avião que esperava instruções para aterrar e não se apercebeu da colisão iminente. O avião da DHL não entrou em contato com o controlador, optando por respeitar as instruções do TCAS, sem saber quais foram as ordens da torre de controle (A contradição entre as duas indicações causou o acidente). Uma causa indireta do acidente foi culpa da Skyguide pois estava em operações de manutenção do radar principal, limitando o seu raio de acção, ao trabalhar com o radar de emergência, além de que as linhas telefónicas não estavam operando naquela noite.
A 24 de fevereiro de 2004, Peter Nielsen, o controlador de tráfego aéreo em serviço no momento do acidente, foi esfaqueado até a morte por Vitaly Kaloyev. Kaloyev, um arquiteto, tinha perdido a esposa e dois filhos no acidente.
A 19 de maio de 2004, o BFU (encarregue da investigação) publicou a sua conclusão de que o acidente tinha sido causado por deficiências no sistema de controle de tráfego aéreo suiço - Skyguide, que supervisionam os voos no momento do acidente e por ambiguidades no uso do TCAS - Sistemas anti-colisão, a bordo das aeronaves.
Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety Bashkirian - Aviation Safety DHL
Imagens Airliners Bashkirian - Airliners DHL
Foto Bashkirian - Shuttleflyer, Airliners
Foto DHL - Koen Gladines, Airliners
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