Air Midwest 5481 - Charlotte, USA - Janeiro 2003

Data - 08/01/2003
Voo - Air Midwest 5481
Companhia - Air Midwest, operando como USAir Express
Aeronave - Beechcraft 1900D (N233YV)
Local - Charlotte, Carolina do Norte (USA)
Rota - Charlotte,Carolina do Norte,USA-Greenville,Carolina Sul, USA
Vítimas - 21 (19 passageiros e 2 tripulantes)


O voo Air Midwest 5481 estava operando como USAirways Express 5481, foi um voo com partida do aeroporto internacional de Charlotte-Douglas, em Charlotte, Carolina do Norte e destino a Aeroporto Internacional de Greenville-Spartanburg perto das cidades de Greenville & Spartanburg (Carolina sul). A 8 de janeiro de 2003, um Beechcraft 1900 operado pela Air Midwest, entrou em perda de sustentação depois da decolagem, caiu num hangar da US Airways e pegou fogo depois de 37 segundos de voo. Todos os passageiros 19 e dois pilotos a bordo morreram no acidente, e uma pessoa no chão sofreu ferimentos leves. Nenhum dos funcionários da US Airways que trabalham no hangar ficou ferido.
Entre as vítimas contavam-se dois alunos graduados da Universidade de Clemson, na Índia e uma caloira na Universidade Bob Jones. Esta estudante era Christiana Grace Shepard, tinha 18 anos e vivia nos Açores, Portugal com cidadania norte-americana. A tripulação era constituída pela capitã Katie Leslie, 25 anos, a mais jovem comandante da companhia aérea, e do co-piloto Jonathan Gibbs 27.
Os investigadores determinaram que o acidente havia ocorrido por duas razões independentes:
Após a decolagem, o avião subiu rapidamente antes de perder a sustentação, depois os dois pilotos empurraram a coluna de direcção para frente, sem resultados. A operação de manutenção mais recente do avião foi intervencionado o cabo de controle de elevador, e foi feito duas noites antes do acidente numa instalação localizada no Aeroporto em Huntington (Virgínia Ocidental). Durante a investigação, foi descoberto que o mecânico que tinha feito o trabalho de manutenção nos cabos do elevador nunca tinha trabalhado com este tipo de aeronave. Os pesquisadores descobriram que os sensores de tensão do leme, que controlavam a tensão dos cabos do elevador tinha sido colocado indevidamente levando a uma viragem do elevador insuficiente, levando os pilotos a não ter controle de suficiente da aeronave, subida e descida. Da mesma forma, o controlo a posteriori que servia para garantir que estava tudo a funcionar normalmente, não foram realizadas pelo supervisor de manutenção, que estava a instruir um novo mecânico. O NTSB mencionou que a FAA foi alertado para as "graves deficiências" nos processos de formação desta instalação, mas não tinha feito nada para corrigir-lo.
Os pilotos fizeram um cálculo dos pesos e descobriram que estavam dentro dos limites de segurança, no entanto, o avião estava sobrecarregado e fora de equilíbrio, devido ao uso da escala ultrapassada, mas aprovada pela FAA, que estima peso por passageiro. Quando testado, o NTSB concluiu que as estimativas foram de cerca de nove quilogramas menos do que o peso real dos passageiros no momento. Para verificar o peso atual da bagagem, pesou a bagagem do local do acidente, e os passageiros (com base em informações de familiares e registros médicos), a descoberta de que o avião estava cerca de 264 kg acima do esperado e com seu centro de gravidade deslocado 5% para a cauda, longe dos limites permitidos pela aeronave.
Como resultado do problema de peso, a FAA verificou que valores de peso estimado,não tinha sido atualizado desde 1936. Air Midwest utilizada uma média de peso de 200 libras (90,7 kg) por passageiro após o acidente, mas o NTSB sugere que os pesos companhias aéreas usassen reais em vez de metade. 70% das pequenas companhias aéreas ainda usam médias.



Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety
Imagens Airliners

Foto - Radomir Zaric, Airliners

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