Comet Air Crash - BOAC 781 - Janeiro 1954

Data - 10/01/1954
Voo - BOAC 781
Companhia - British Overseas Airways Corporation
Aeronave - de Havilland DH-106 Comet 1 (G-ALYP-Yoke Peter)
Local - Mar Mediterrâneo, próximo da ilha de Elba, Itália
Rota - Singapora-Ciampino Airport, Roma, Itália(Escala)-Heathrow, Londres, Inglaterra
Vítimas - 35 (29 passageiros, 6 tripulantes)


A 10 de janeiro de 1954, o vôo 781 da BOAC, um de Havilland Comet DH.106, matriculado G-ALYP, decolou do aeroporto de Ciampino, em Roma, Itália, a caminho de Aeroporto Heathrow, em Londres, na última etapa de sua viagem desde Singapura. Por volta das 10:00 GMT, a aeronave sofreu uma descompressão explosiva em altitude e caiu no Mar Mediterrâneo, perto da ilha de Elba, matando todos a bordo. 
Gerry Bull, um engenheiro ex-BOAC, disse que quando inspecionou o avião em Roma começou a olhar para "danos estruturais". Nenhum foi encontrado, então presumiu que a aeronave estava em condições de voar. O vôo descolou às 09:31 GMT para para Londres. A bordo, Alan Gibson, 31 anos, que era o comandante, foi um dos mais jovens pilotos da BOAC. Por volta das 09:50 GMT, cruzou-se com o BOAC Argonaut, G-ALHJ pilotado pelo Comandante Johnson, que estava em contato com Gibson. Durante uma conversa rádio sobre as condições metereológicas, deu-se uma abrupto corte na comunicação. Mais ou menos ao mesmo tempo, os destroços foram vistos caindo no mar por um pescador. 
No início, a tarefa de descobrir o que aconteceu foi difícil. Em 1954, não existiam caixas-pretas, sem gravadores de voz da cabine ou gravadores de dados de voo, não havia nenhuma maneira de saber o que estava acontecendo. Foi organizado um grupo de busca, onde se incluiam navios da marinha inglesa. Um grupo de pescadores italianos que estavam se preparando para fazer a sua pesca foram as testemunhas. Vendo os destroços cair na água, os pescadores correram para o local para recuperar os corpos e encontrar possíveis sobreviventes, dos quais não havia nenhum. A fim de encontrar mais indícios sobre a causa do acidente, os corpos foram levados para o médico legista para autópsia. Durante o exame, o patologista encontrou fraturas postmortem nos membros. Mas também encontrou um padrão diferente de lesões, que foram identificadas como a causa de morte na maioria vítimas. Estes consistiram em fraturas de crânio, pulmões destruídos e outros ferimentos. Ao não encontrar nenhum indicio de explosão, existia algumas duvidas sobre o padrão das lesões. Como os pulmões foram rompidos, era um indicador de que a cabine ficou sem pressão, porque a queda repentina na pressão faria com que os pulmões se expandissem até explodir. Os destroços foram finalmente encontrados no fundo do mar e depois transportados para Londres, para investigação. Após a análise dos restos ficou claro que a aeronave havia partido no ar. 
Exame inicial e reconstrução dos restos do avião revelou diversos sinais de ruptura durante o vôo: Peças do tapete cabine foram encontrados presos nos escombros da cauda; A impressão de uma moeda no painel traseiro da fuselagem da aeronave; As marcas de manchas e a fuselagem na parte traseira foram testados e verificou-se ser consistente com a tinta aplicada aos assentos dos passageiros. Chegou-se à conclusão que o acidente foi devido à descompressão da janela do teto da cabine. Esta "janela" foi realmente uma das duas aberturas para as antenas de um sistema de navegação eletrônica na qual os painéis de fibra de vidro tomaram o lugar do "vidro" da janela. A falha foi o resultado da fadiga do metal provocada pela pressurização e despressurização repetida da cabine do avião em cada voo. Outro fato é que os apoios em torno das janelas estavam fixos, e não coladas, como as especificações originais para as aeronaves que tinha encomendado. O problema foi agravado pela técnica de construção usado no golpe do rebite. Ao contrário de rebitagem piercing, a natureza imperfeita do buraco pode ter causado o início de trincas de fadiga em torno do rebite.
Como a investigação demorava, a BOAC tentou desesperadamente voltar a colocar os Comet ao serviço, e em 23 de março foi bem sucedida. O presidente da BOAC disse na televisão: "Obviamente que não íamos colocar os Comet no ar, se não estivessem satisfeitas as condições de segurança". Isso foi um erro terrível. Às 18:32 em 8 de abril de 1954, 16 dias após a retomada dos vôos, um Comet que estava operando como vôo 201, da South African Airways, descolou de Roma para o Egito, levava 14 passageiros e sete tripulantes. 33 minutos após a decolagem o piloto informou que ele estava voando a 11.000 metros de curso, em seguida, todo o contato foi perdido. 




Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety
Imagens Airliners

Foto - RAScholefield Collection, Airliners

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