US Air 427 - Pittsburgh, Pensilvania - Setembro 1994

Data - 08/09/1994
Voo - US Air 427
Companhia - US Air
Aeronave - Boeing 737-3B7 (N513AU)
Local - Hopewell Township,Beaver County, Pensilvania
Rota - O'Hare, Chicago-Pitstsburgh(escala)-West Palm Beach-Flórida, USA
Vítimas - 132 (127 passageiros e 5 tripulantes)
foto ilustrativa


O USAir 427 era um vôo entre o Aeroporto Internacional de O'Hare, em Chicago, Illinois e o Aeroporto Internacional de Palm Beach em West Palm Beach, Flórida, com escalas no Aeroporto Internacional de Pittsburgh, Pensilvânia, e caiu em setembro de 1994, perto de Pittsburgh na sua aproximação final para o aeroporto. Todos os 127 passageiros e cinco tripulantes morreram quando o avião que os que transportava, um B737 virou repentinamente para a esquerda.
A causa do acidente foi atribuído a uma falha mecânica do leme, causado pelo bloqueio da válvula servodual. Essa falha ocorreu três anos antes noutro 737, no United Airlines 585, a 3 de março de 1991, que, como o voo 427, ficou sem controle e se virou para cair no chão, sem sobreviventes. Foi o incidente da Eastwind Airlines 517, a 9 de Junho de 1996, que finalmente se chegou á conclusão que se tratava de uma falha do leme, o que fez Boeing substituiu o dispositivo em todos os B737 operacionais no mundo.
O vôo 427 foi comandado pelo capitão Pedro Germano, 45 anos, e primeiro oficial Charles B. "Chuck" Emmett III, 38 anos, ambos com experiência no Boeing 737.
A 1800 metros acima do solo e a 10 km da pista do Aeroporto Internacional de Pittsburgh, o avião virou à esquerda sem controle e caiu no chão na posição vertical, perto de Pittsburgh, Pensilvânia, provocando a morte a todos os ocupantes.
OS investigadores da NTSB puseram como hipótese para o acidente uma colisão com pássaros, falha do motor, erro do piloto e falha do leme. Destes quatro hipóteses a falha do leme tornou-se mais forte.
Dois anos após o acidente, depois do incidente com o Eastwind Airlines, em junho de 1996, a válvula servodual do Boeing 737-300 foi submetida a um teste de choque térmico, o que envolve o congelamento do dispositivo com nitrogênio e injetar fluido hidráulico quente. Durante o ensaio, o dispositivo ficou fechado, o que revelou a falha de leme do B737, usado em muitos aviões em todo o mundo.

VIDEO MAYDAY - HIDDEN DANGER



Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety
Informação Air Disaster
Imagens Airliners

Foto Robert M. Campbell, Airliners (com decoração similar ao acidentado)

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