AA 63 - Bomba nos Sapatos - Dezembro 2001

Data - 22/12/2001
Voo -  AA 63
Companhia - American Airlines
Aeronave - Boeing 767-323 (-)
Local - Oceano Atlántico
Rota - Charles de Gaulle, Paris, França-Miami, Florida, USA
Vítimas - 0 (183 passageiros e 14 tripulantes)
foto ilustrativa


A ocorrência da bomba no sapato de 2001, foi uma tentativa de um atentado falhado que ocorreu no American Airlines Flight 63, um Boeing 767, voando do Aeroporto Charles De Gaulle em Paris, França, para Miami, Florida, Estados Unidos, com 197 passageiros e tripulantes a 22 de dezembro de 2001.
Enquanto o voo 63 estava sobrevoando o Oceano Atlântico, Richard Reid - um fundamentalista islâmico do Reino Unido, e auto-proclamado da Al-Qaeda - usava sapatos que foram adaptados para transportar dois tipos de explosivos. Tinha sido negado a permissão para embarcar no voo no dia anterior.
Os passageiros do vôo repararam num cheiro a fumo logo após o serviço de refeição. Uma hospedeira, Hermis Moutardier, caminhou pelos corredores do avião para avaliar de onde era o odor a queimado. Ela encontrou Reid sentado sozinho perto de uma janela, tentando acender um fósforo. Moutardier avisou que não era permitido fumar no avião, e Reid prometeu parar.
Alguns minutos depois, a hospedeira Moutardier encontrou Reid inclinando-se em sua cadeira e tentou em vão chamar sua atenção. Depois ela perguntou o que ele estava fazendo, Reid agarrou-a, revelando um sapato em seu colo, um fusível ligado ao interior do sapato, e um fósforo aceso. Infelizmente para Reid,foram os seus pés que acabaram com seus planos. A pólvora nos seus sapatos não iria incendiar devido à transpiração excessiva dos seus pés, amortecendo a pólvora e não permitindo a ignição. Moutardier tentou agarrar Reid duas vezes, mas ele a empurrou para o chão de cada vez, e ela gritou por socorro. Quando outra hospedeira, Cristina Jones, chegou para tentar dominá-lo, ele lutou contra ela e mordeu o polegar.
Com 1,93m de altura, Reid foi finalmente dominado por outros passageiros no avião, utilizando algemas de plástico, extensões de cinto de segurança, e os cabos de auscultadores. Um médico administrou diazepam encontrado no kit de voo. Muitos dos passageiros estavam cientes da situação quando o piloto anunciou que o voo seria desviado para o Aeroporto Internacional Logan, em Boston, Massachusetts.
Dois caças escoltaram o voo 63 para o Aeroporto Logan. O avião ficou estacionado no meio da pista, e Reid foi preso, enquanto o resto dos passageiros foram levados de autocarro para o terminal principal. Autoridades mais tarde encontraram mais de 100 gramas de explosivos plásticos TATP e PETN escondidos nas solas ocas dos sapatos pretos de Reid, o suficiente para abrir um buraco substancial na aeronave. Mais tarde ele foi condenado e sentenciado à prisão perpétua sem liberdade condicional. Ele está atualmente encarcerado na prisão de alta segurança ADX Florence.
Os procedimentos de segurança nos aeroportos norte-americanos desde então mudaram com o pedido aos passageiros para tirarem os sapatos antes de prosseguir através de scanners, em resposta a este incidente.


informação Wikipédia
informação Aviation Safety
imagens Airliners (modelo B767 American Airlines 2001)

Foto ilustrativa de Chris Sheldon, Arliners

Sem comentários:

Enviar um comentário