HA200 Saeta - Cuatro Vientos, Madrid- Maio 2013

Data - 05/03/2013
Voo - Exibição em Festival Aéreo
Companhia - Fundación Infante de Orleans
Aeronave - Hispano Aviación HA 200/220 Saeta (EC-DXR)
Local - Aerodromo Cuatro Vientos, Madrid, Espanha
Rota - Exibição aérea em Cuatro Vientos, Espanha
Vítimas - 1 (piloto, 18 feridos em terra)


Um avião a jato, que foi realizava um vôo de demonstração no aeródromo de Cuatro Vientos, Madrid, caiu a 5 de Maio nas imediações do aerodromo, provocando a morte do seu piloto.
O piloto do avião que caiu com o Saeta contra hangar no aeródromo de Cuatro Vientos, em Madrid, durante um festival aéreo morreuno hospital de Getafe, devido às queimaduras sofridas em seu corpo. O Saeta foi o primeiro avião a jato feito espanhóis dos anos 50. Identificado como Ladislao Tejador Romero, de 34 anos, comandante da Força Aérea, assessor do ministro da Defesa e piloto experiente de caças, como identificou Efe José Antonio Martinez, membro da Fundação Infante de Orleans, que organizou o show aéreo em Cuatro Vientos, realizado todos os primeiro domingo do mês. Foram reportadas também ferimentos em dezoito pessoas, incluindo três policiais nacionais, que ficaram feridos em diferentes graus, todos leves.
O acidente ocorreu pouco depois da uma hora da tarde, quando, por razões desconhecidas, um Saeta, avião espanhol dos anos 50, caiu próximo de um hangar que abriga os helicópteros da Polícia Nacional .
Durante uma manobra, o aparelho entrou em parafuso, e percorreu uma estrada de serviço em frente ao hangar para acabar acertando a parte de trás da aeronve perdendo várias peças, incluindo uma asa, que danificou seis carros que estavam na zona.
O piloto, que não era previsto voar, ficou preso nos destroços da cabine da aeronave, que explodiu após colidir com hangar, que produziu um incêndio e foi combatido pela Aena pelos bombeiros de Madrid, que resgatou ainda vivo.

O Hispano Aviación HA 200/220 Saeta foi pioneiro na indústria da aviaçãoespanhola, graças ao desenhador alemão Professor Willy Messerschmitt, auxiliado por um grupo de engenheiros alemães e espanhóis. Esta é uma aeronave extremamente ágil, preciso e relativamente fácil de voar. Os Saeta foram cancelados em dezembro 81, após cerca de três décadas de serviço em geral satisfatória, mas, logo depois, vários modelos foram revendidos para os EUA.




Informação Aviation Safety
Imagens Airliners

Foto MogaViorel-Photavia, Airliners

Sem comentários:

Enviar um comentário