National Air Cargo - Bagram, Afeganistão - Abril 2013

Data - 29/04/2013
Voo - National Air Cargo N8-102
Companhia - National Air Cargo, ao serviço de US Mobility Command
Aeronave - Boeing 747-428M(BCF)(N949CA LORI)
Local - Bagram, Afeganistão
Rota - Base Aérea de Bagram, Afeganistão-Al Maktoum, Dubai, Emiratos Arabes Unidos
Vítimas - 7 (7 tripulantes)


O avião Boeing 747-400, da National Air Cargo, ao serviço de USA Mobility Command, realizava o voo de carga N8-102 a partir de Bagram (Afeganistão) para Dubai, Al Maktoum (Emirados Árabes Unidos) com 7 tripulantes (4 pilotos, dois mecânicos e um operacional de carga) e carga composta por cinco veículos militares, caiu logo após descolar da pista da Base Aérea de Bagram 03, às 15:30 Locais e explodiu em chamas perto do final da pista, dentro do perímetro da Base Aérea. Os sete tripulantes, todos americanos, morreram. Posteriomente, a companhia aérea acrescentou que o avião tinha sido carregado em Camp Bastion, uma base militar britânica situda a sudoeste de Bagram, e a carga tinha sido inspesionada. Depois seguiu para Bagram para efetuar um reabastecimento, que decorreu sem problemas, e não foi adicionado nem removida. No entanto, foi feita uma nova inspeção à carga antes da partida para o Dubai.

As Autoridades afegãs rejeitaram alegações de que a queda do avião de carga civil foi o resultado de atividades inimigas, nomeadamente através do recurso de rockets. O violento impacto do avião contra o solo, causou uma explosão seguida de incêndio que causou a morte dos ocupantes.
Várias testemunhas relataram que o B747-400 da National Air Cargo tinha descolado e estava subindo a apenas 1200 pés, quando a parte frontal do avião subiu acentuadamente, aparentemente perdeu a sustentação e caiu contra o solo, explodindo de seguida.
De acordo com uma testemunha que ouvia a frequência de voo, a tripulação informou que o avião tinha parado no ar, devido a uma possível movimentação de carga.




Informação Aviation Safety
Dados Aviation Herald
Imagens Airliners

Foto Carl Hendriks, Airliners

Sem comentários:

Enviar um comentário