Voo - TWA 800
Companhia - TWA - Trans World Airlines
Aeronave - Boeing 747-131 (N93119)
Local - Oceano Atlântico próximo East Moriches, New York (USA)
Rota - JFK, New York, USA-Paris, França(escala)-Leonardo da Vinci, Roma, Itália
Vítimas - 230 (212 passageiros e 18 tripulantes)
O TWA 800 foi um vôo que caiu em 1996 perto da costa de Nova Iorque, EUA, devido a uma explosão causada pelo combustível volátil.
No dia 17 de julho de 1996, um dia quente de verão, um Boeing 747 da TWA embarcou 230 passageiros, no Aeroporto JFK em New York. Antes da decolagem, o avião havia permanecido na pista durante uma hora e meia, fazendo com que o combustivel tornasse-se volátil. Uma briga causada por 2 jovens obrigou a TWA a retirar 6 pessoas da aeronave, um dos jovens apresentava sinais de que havia usado drogas.
O avião descolou, uma decolagem tranquila e rotineira. Porém doze minutos após a decolagem o avião sumiu do radar dos controladores de tráfego aéreo. Testemunhas de outras aeronaves próximas afirmam terem visto duas bolas de fogo na costa de Long-Island. Horas depois a fuselagem destruída de uma aeronave foi encontrada boiando no mar.
Depois de algumas horas a notícia da queda do vôo da TWA-800 fora confirmada. A imprensa já divulgava imagens dos destroços do avião em alto mar, nos noticiários ao vivo. Doze minutos após a decolagem, foi verificado que a cabine se partiu, dividindo o avião em duas partes. O cockpit mergulhou "de cabeça" em direção ao mar. Já a cabine de passageiros, com os motores ainda em funcionamento, subiu até uma altitude elevada e depois perdeu a força e mergulhou em direção ao mar. Todos os 230 passageiros morreram.
Inicialmente, as primeiras suposições indicavam se tratar de um atentado terrorista. Devido ao facto das caixas negras terem deixado de funcionar no momento da explosão, não foi possivel apurar nenhuma conclusão. A opção passou por reconstruir o avião, e conseguiram recuperar 95%dos destroços e reconstuir o aparelho para chegar a uma conclusão.
As investigações da NTSB (National Transportation Safety Board) indicam que a causa provável do acidente do vôo 800 da TWA foi uma explosão no depósito central provocada pela combustão de uma mistura de ar aquecido e querosene. O combustível se aqueceu tornando-o instável e volátil.
São três os factores que contribuiram para a explosão:1º o facto de ter o depósito central com pouco combustível, que ao calor de NY favoreceu o aparecimento de gases voláteis (vapores de combustivel) no seu interior; 2º por baixo dos tanques estavam as unidades de tratamento de ar condicionado, cujo funcionamento para manter o ar da cabine agradável, sobreaquecia os aparelhos e consequentemente mantinha os depósitos sob temperatura elevada; 3º a má manutenção dos cabos, a maioria deles apresentavam rachas, e que apesar de diferente voltagem, permitia que existissem transposição de energia de uns para os outros. Foi um desses cabos o responsável pela faísca fatal que levou à explosão da aeronave.
Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety
Imagens Airliners
Foto - A J Best, Airliners
Sem comentários:
Enviar um comentário