British Midland 092 - Kegworth - Janeiro 1989

Data - 08/01/1989
Voo - BMA 092
Companhia - British Midland Airways
Aeronave - Boeing 737–4Y0 (G-OBME)
Local - Kegworth, Leicestershire (Inglaterra)
Rota - Heathrow, Londres - Belfast, Irlanda do Norte
Vítimas - 47 (47 passageiros - 79 sobreviventes)

Um Boeing 737-400 da British Midland caiu próximo da autoestrada M1, perto de Kegworth, Leicester, quando tentava efetuar uma aterragem de emergência no aeroporto de East Midlands.
 De acordo com relatos de sobreviventes, um violento estrondo abalou o avião (uma lâmina do ventilador do motor se partiu). A tripulação apercebeu-se que uma das unidades propulsoras tinha avariado, e o avião era abalado por vibrações graves. Para além disso, fumo entrou para cabine, através do sistema de ventilação e um cheiro a queimado entrou no avião. Vários passageiros sentados na cauda notaram fumaça e faíscas vindo do motor.
O capitão Kevin Hunt desligou o piloto automático do avião. O fumo na cabine, fez com que a triuplação assumisse que o motor avariado era o direito. Nas versões anteriores do 737, o sistema de ar condicionado esquerdo, alimentados com compressor de ar de sangria do motor (número 1) esquerdo, fornecia ar para o convés de vôo, enquanto o sistema condicionado do lado direito, alimentado a partir do motor direito (número 2) fornecia ar para a cabine. No entanto, o  737-400 esta divisão de ar é partilhada, o lado esquerdo fornece o convés de vôo, mas também alimenta a zona de cabine de popa, enquanto o lado direito fornece ar da cabine para a frente.
A tripulação estava habituada a uma versão mais antiga da aeronave e não percebeu que esta aeronave (que só tinha sido levado pela British Midland para 520 horas durante um período de dois meses) foi diferente. A fumaça na cabine levou-os a assumir a falha estava no motor direito, o que os levou a desligar o motor que estava a funcionar corretamente, em vez do motor esquerdo com defeito. Eles não tinham nenhuma forma de verificar visualmente os motores a partir do cockpit, e a tripulação de cabina não os informou que a fumaça e as chamas tinham sido vistos a partir do motor esquerdo. Os pilotos não consultaram os detectores de vibração, por instrumentos do cockpit, pois nas versões anteriores eram pouco confiáveis (desta feita efetuaram o diagnóstico correto da avaria).
Durante a aproximação final para o East Midlands Airport, mais combustível foi bombeado para dentro do motor danificado para manter a velocidade, o que causou a interrupção do funcionamento explodindo em chamas.
A tripulação ainda tentou reiniciar o motor direito, usando o ar que flui através do motor para girar as pás da turbina e ligar o motor, mas a aeronave estava voando até agora em 185 km / h, muito lento para isso. Pouco antes de atravessar a auto-estrada M1, a cauda bateu no chão e quebrou, o avião sobrevoou a auto-estrada, derrubando árvores e um poste de luz antes de cair no barranco afastado e partindo em três seções.
Dos 118 passageiros a bordo, 39 morreram imediatamente no acidente, e oito ficaram fatalmente feridos e morreram mais tarde, para um total de 47 mortes. Todos os oito membros da tripulação sobreviveram ao acidente. Dos 79 sobreviventes, 74 sofreram ferimentos graves e cinco sofreram ferimentos ligeiros.  O capitão, Kevin Hunt, que tinha sido aclamado herói, foi mais tarde acusado de negligência por ter desligado o motor errado - o avião podia ter aterrado em segurança apenas com um motor, e a companhia foi responsabilizada por não dar a formação adequado às suas tripulações.



Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety
Imagens Airliners

Foto - Frank C. Duarte Jr., Airliners

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