Sequestro de Dawson's Field - Pan Am 93 - Setembro 1970

Data - 06/09/1970
Voo - Pan Am 93
Companhia - Pan American World Airways
Aeronave - Boeing 747–121 (N752PA Clipper Fortune)
Local - Desviado próximo da Escócia, primeiro para Beirute e depois Cairo
Rota - Bruxelas, Bélgica-Amsterdão, Holanda (Escala)-Nova York, USA
Vítimas - 0 (avião destruído)
foto ilustrativa


O voo Pan AM 93 (B747, série 19656/34, N752PA, Clipper Fortune) levava 136 passageiros e 17 tripulantes. A rota era de Bruxelas, na Bélgica, para Nova York, com escala em Amsterdão, Holanda. Os dois sequestradores, que foram impedidos de embarcar no El Al 219 embarcaram neste avião e aproveitaram as lacunas de segurança para o sequestrarem.
O Diretor de voo John Ferruggio afirmou : ""Nós estávamos prontos para descolar de Amsterdão, e o avião fez uma paragem súbita no meio pista. O capitão Priddy ligou-me do cockpit e disse: 'Eu gostaria de ter uma palavrinha com você.' Eu fui até o cockpit, e ele disse: 'Nós temos dois passageiros pelo nome de Diop e Gueye. Vá para baixo e tente encontrá-los porque eu gostaria de ter uma palavra com eles. "Então o capitão Priddy os sentou perto dele. Eles tinham um recipiente na sua virilha onde levavam uma granada, e as pistolas 25 mm. Mas isso encontramos muito mais tarde.
O avião pousou primeiro em Beirute, onde se reabasteceu e pegou vários cumplices dos sequestradores, com explosivos o suficiente para destruir todo o avião. Em seguida, ele desembarcou no Cairo depois de incerteza se o aeroporto do Campo de Dawson poderia lidar com o tamanho do novo Boeing 747. O Diretor de vôo, John Ferruggio, que liderou a evacuação do avião. O avião explodiu no Cairo segundos depois de ter sido evacuado.


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR SOBRE O SEQUESTRO DE DAWSON (Clique na ligação)



Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety

Foto - Paul Thallon, Airliners (similar ao acidentado)

Sem comentários:

Enviar um comentário