Colisão de Zabreb - Setembro 1976

Data - 10/09/1976
Local - próximo de Vrbovec, Croácia, Joguslávia

Voo 1 - British Airways 476
Companhia - British Airways
Aeronave - Hawker Siddeley Trident 3B (G-AWZT)
Rota - Aeroporto de Heathrow, Londres, Inglaterra-Instambul, Turquia
Vítimas - 63 (54 passageiros e 9 tripulantes)

Voo 2 - Inex-Adria Aviopromet 550
Companhia - Inex-Adria Aviopromet
Aeronave - McDonnell Douglas DC-9-31 (YU-AJR)
Rota - Split, Joguslávia - Cologne Bonn Airport, Colónia, RFA
Vítimas - 113 (108 passageiros e 5 tripulantes)


A colisão aérea de Zagreb, ocorreu a 10 setembro de 1976 sobre a cidade de Vrbovec, perto de Zagreb na Jugoslávia (hoje Croácia) às 11:15 hora local (10:15 UTC). Os aviões envolvidos foram: British Airways Vôo 476, um Hawker Siddeley Trident 3B, e Inex-Adria Aviopromet Vôo 550, um Douglas DC-9-32.
As 176 pessoas a bordo dos dois voos, mais uma pessoa no chão, foram mortos, tornando-se na altura, a colisão aérea mais mortífera. Foi, e continua sendo, o único acidente fatal de acontecer uma aeronave operada pela British Airways (sem contar os antepassados ​​da BA), bem como o acidente mais mortífero da aviação na Croácia.
Na década de 1970, o controle de tráfego aéreo em Zagreb foi uma das regiões mais activas na Europa apesar de ser obsoleto e mal equipado. Foi um ponto de informação para várias rotas congestionadas entre o Norte da Europa e Sul da Europa, Oriente Médio e além. O espaço aéreo está dividido em três setores de altitude:. a seção inferior abaixo 25.000 pés, o setor do meio de 25.000 a 31.000 pés, e na área superior acima 31.000 pés.
Cada um dos setores era da responsabilidade de um controlador diferentes, e de cada vez que era dada permissão para mudar de altitude, mudava também de controlador.
O voo da British Airways seguia para sul na região superior acimar dos 31.000 pés. Enquanto o DC9 Adria, tinha descolado em Split, seguia no corredor intermédio em processo ascendente. Durante a fase de mudanças de turnos no controlo aéreo de Zagreb, o controlador da secção intermédia, deu permissão ao voo 550 Adria para ascender ao nível superior, passando o "testemunho" ao controlador Gradimir Tasic, que já levava 4 horas de trabalho e estava atarefado com outros voos, não se apercebendo que no mesmo corredor estavam dois aviões em sentidos opostos. Apercebeu-se tarde demais, e quando tentou alertar o avião joguslavo nada avião a fazer.
O acidente foi causado por vários fatores, como o co-piloto da British Airways estava fazendo palavras cruzadas, em vez de estar preocupado com o que estava acontecendo na época. O controlador de tráfego aéreo se esqueceu da Inex Adria-vôo Aviopromet, e notificou-o tarde demais para descer.
Tasic foi condenado a 7 anos de prisão, mas as atenuantes, fizeram-no cumprir apenas 2 anos e 3 meses.

Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety BA - Aviation Safety Adria
Imagens Airliners BA - Airliners Adria

Foto BA - Gerhard Promitzler, Airliners
Foto Adria - Neil Lomax, Airliners

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