Nigerian Airways 2120 - Jeddah, Arábia Saudita - Julho 1991

Data - 11/07/1991
Voo - Nigerian Airways 2120
Companhia - Nigerian Airways, alugado à Nationair
Aeronave - McDonnell Douglas DC-8 Super 61(C-GMXQ)
Local - Jeddah (Arábia Saudita)
Rota - Jeddah, Arábia Saudita - Sokoto, Nigéria
Vítimas - 261 (247 passageiros e 14 tripulantes)


O vôo 2120 da Nigeria Airways refere-se a um Douglas DC-8 que caiu no Aeroporto King Abdulaziz, Jeddah, em 11 de julho de 1991, matando todas as 261 pessoas a bordo.
A aeronave envolvida no acidente era de 1968, matrícula C-GMXQ, propriedade da empresa canadiana Nolisair, e normalmente operado por Nationair. No momento do acidente, estava alugado para à Nigeria Airways, que por sua vez tinha sub-alugado a outra empresa de transportes para peregrinos de e para Meca (Arábia Saudita).
A baixa pressão nos pneus do trem do avião, e a consequente negligência dos técnicos de voo, que não encheram nem os trocaram, fizeram que ao percorrer vários quilómetros do aeroporto saudita, em Jeddah, sobreaquecessem rebentando durante a descolagem. A tripulação não se deu conta do sucedido, e recolheu o trem de aterragem em chamas, provocando um enorme incêndio na cabina. Depois de perder os sistemas hidráulicos, o avião tornou-se autónomo, e impossível de controlar. Ao mesmo tempo, as pessoas eram imoladas pelo fogo, e morriam asfixiadas e carbonizadas no interior da cabine.



Informação Wikipédia
Informação Aviation Safety
Imagens Airliners

Foto - Marc Hassenbein, Airliners

Sem comentários:

Enviar um comentário