Southwest Airlines 812 - Arizona - Abril 2011

Data - 01/04/2011
Voo - Southwest Airlines 812
Companhia - Southwest Airlines
Aeronave - Boeing 737-3H4 (WL) [N632SW(cn 27707/2799)]
Local - Aeroporto Internacional de Yuma, Arizona, USA
Rota - Phoenix, Arizona - Sacramento, California, USA
Vítimas - 0 (118 passageiros e 5 tripulantes)


O voo 812 da Southwest Airlines (SWA812, WN812) era um vôo regular de passageiros nos Estados Unidos que efetuava a rota Phoenix (Arizona) para Sacramento (California). A 1 de abril de 2011, o Boeing 737-300 que efetuava a viagem fez uma aterragem de emergência em Yuma, no Arizona, depois de aparecer um hiato de 1,8 metros no topo da fuselagem da aeronave na parte de trás da cabine. A rápida despressurização da cabine ocorreu a 36 000 pés (10.973 m) e a tripulação teve que fazer uma descida de emergência.
O avião envolvido era um Boeing 737-3H4, com matricula N632SW, registo 27.707, e foi construído em 1996 e entregue à Southwest Airlines no dia 13 de junho desse mesmo ano.
O voo 182 era um voo doméstico de Phoenix, para Sacramento, e a 1 de Abril de 2011 levava cinco tripulantes e 118 passageiros. Às 15:57 hora local (22:57 UTC), enquanto subia de FL344 para FL360, ouviu um grande estrondo e o revestimento do tecto se abriu. Um membro da tripulação sofreu ferimentos leves. Um passageiro também sofreu ferimentos leves, mas foi tratado no aeroporto juntamente com o tripulante. Imediatamente cairam as máscaras de oxigénio e o piloto fez uma descida rápida para 11.000 pés. Foi feita uma aterragem de emergência na base aérea compartilhada Corps Air Yuma / Aeroporto Internacional de Yuma. O avião pousou às 16:23.
Esta foi a segunda falha estrutural, seguida de rápida descompressão, e aterragem de emergência da Southwest Airlines em dois anos. O Southwest Airlines 2294, também Boeing B737-300, tinha um buraco na fuselagem do tamanho de uma bola de futebol, a 13 de julho de 2009. Este avião também fez uma aterragem de emergência bem sucedida.
A inspeção ao avião em Yuma revelou um buraco na fuselagem com um tamanho entre 1 e 1,8 metros.A Southwest deixou oitenta dos seus Boeing 737-300 em terra para inspeção após este incidente. Mais dois aviões foram descobertos com buracos na fuselagem e um terceiro foi descoberto que estavam começando a se formar esses buracos. A Boeing emitiu um boletim pedindo a inspeção imediata de todas as aeronaves com características similares.
A investigação concluiu que o processo de fadiga do material nestas aeronaves é mais rápido do que inicialmente era prevista pelo fabricante. Foi feito um apelo às companhias para efetuarem inspeções a todos os aviões que completassem ciclos de 30.000 voos. Foram descobertos alguns casos similares.





informação Wikipédia
informação Aviation Safety
imagens Airliners

Foto Alevik, Airliners

Sem comentários:

Enviar um comentário